A BUSCA PELA DIGNIDADE

A Revolução pela educação e o poder transformador do empreendedorismo

Este capítulo aponta caminhos baseados no trabalho e na educação como forma de dignificação de mulheres.

Fotografei salas de aulas, encontros comunitários e o poder do conhecimento para que a mulher se liberte de ciclos de violência e exclusão social.

Além da evidente e poderosa via transformadora do conhecimento, pude testemunhar como a atividade econômica, a inovação e a troca intelectual, provê caminhos que dignificam a história de muitas mulheres que reescreveram seu destino.

Um caminho luminoso e que nos oferece esperança, viável a todos, cujo percurso culmina em um sentido mais amplo de cidadania e vida em sociedade neste século.

A Revolução PELA EDUCAÇAO

Trabalhando com ONGs e visitando escolas em diversos países em todos os continentes, investiguei de perto a evasão escolar de gênero, o impacto da força escola em uma determinada comunidade, e a mágica social transformadora que pode proporcionar na construção de possibilidades para a vida de uma pessoa. O Empreendedorismo surge como uma força empoderadora, que oferece à mulher sua libertação econômica, e a chance de reconstruir o que lhe foi historicamente tomado. O trabalho abre uma gama de possibilidades que afastam a mulher da depressão, permite que ciclos de amizade se conectem e dão a oportunidade de mudar através da economia.

A Insurreição COMUNITÁRIA

Unir pessoas, igualar gêneros, a habilidade agregadora é sempre um ponto de alívio e de comunhão de dores, histórias, e sobretudo, nos oferece esperança. Daí nasce a busca e a conquista da dignidade, essa força que nos faz lutar pelo que é correto, que nos torna seres humanos dignos. Isso é sorrateiramente percebido nas palavras e conversas quando visitamos comunidades, vilarejos, centros religiosos e escolas. E quando estão unidas, é possível ver a energia que emana da capacidade que nós humanos temos de nos conectar por um mundo melhor, um bem comum.